sexta-feira, agosto 21, 2009

de Ameixa



Hoje foi o último dia de férias. Sim, porque o fim de semana não conta.
E durante as férias há sempre tempo para tudo. Hoje, cá em casa houve tempo para compota.
.
Foi a primeira vez que fiz compota de Ameixa. Para não variar, depois de seguir à risca a receita da minha mãe, decidi fazer mais uma e outra versão de compota para podermos ter variedade de sabores e também porque sim. Porque sou incapaz de fazer duas vezes a mesma receita da mesma forma.
.
Assim provamos compota de ameixa, compota de ameixa com raspa de laranja e a última versão com canela e vinho do Porto.

Para quem quiser experimentar as receitas são:
.
Compota de Ameixa - Receita Base
1Kg de Ameixa
300g de Açucar
2 rodelas de limão espremido
.
À versão com laranja acrescentei a esta base raspa de 1 laranja.
.
À última versão, acrescentei a esta base 3 paus de canela, 1 casca de lima e 1 colher de sopa de vinho do Porto.
.
A Ameixa foi lavada e cortada aos pedaços. Não lhe tirei a pele.
Depois foi só juntar todos os ingredientes numa panela e mexer sempre enquanto esteve a ferver. Ferveu durante 20 minutos.
.
Entre provas e mais provas (outra das vantagens de não seguir à risca sempre a mesma receita) concluí que gostei mais da versão com raspa de laranja ... embora a minha indecisão possa originar novas provas amanhã ao pequeno almoço, ou mesmo hoje depois de jantar.
.
Ainda não disse, masa toalha da primeira foto foi bordada pela minha mãe quando menina de 12 anos. Estava numa gaveta perdida ... acho que nunca lhe deram o devido valor.
As ameixas são deliciosas e vieram desta casa.

3 comentários:

Diana disse...

Olá, que bom aspecto tem a compota de ameixa.
Eu ando à procura de uma receita de marmelada,para me aventurar...e aproveitar a montanha de marmelos que estão na árvore.
Beijinhos e bom fim de semana

Elsa Fernandes disse...

Fantástico :))

macati disse...

ui ui... ja estou a salivaaaaaaaar